Governo instala 380 lixeiras na orla do litoral paranaense

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio de suas autarquias ? Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) ? está instalando 380 lixeiras de praia em todos os balneários localizados nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba.

São 150 recipientes de concreto, instalados nos balneários mais afastados e 230 de metal, com dois sacos plásticos em cores diferenciadas para lixo reciclável e orgânico. Na temporada passada, a Secretaria do Meio Ambiente instalou 360 lixeiras na orla paranaense.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o número de lixeiras de metal instaladas é superior ao das lixeiras de concreto, porque as de praia são furtadas durante a noite. ?Tivemos que repor muitas lixeiras, porque elas somem de uma noite para a outra. Tudo indica que são levadas para comercialização, por serem feitas de metal galvanizado. As lixeiras na orla são essenciais para o bem-estar dos veranistas e moradores, principalmente nesta época do ano?, declarou o secretário. Ele ainda alerta que os veranistas podem denunciar furtos por meio do telefone da Força Verde 0800 ? 6430304.

Foram investidos cerca de R$ 24 mil na aquisição das lixeiras de praia com um número médio de instalação de 50 por município. As prefeituras estão auxiliando nos planos de distribuição. ?As prefeituras sabem onde está o maior fluxo de pessoas e os locais necessários para instalação dos recipientes. Já o governo está fazendo um trabalho de apoio aos municípios, que, de acordo com a legislação, são responsáveis pela disposição e tratamento do lixo gerado?, explicou a técnica do IAP e coordenadora do Programa Nossa Praia é Limpeza, Adriana Ferreira.

O coordenador da Operação Viva o Verão pela Suderhsa, Everton de Souza, contou que os resíduos depositados nas lixeiras pelos veranistas são recolhidos diariamente por coletores contratados pelo governo, para fazer a limpeza das praias e das vias públicas. ?Estamos com mais de 400 pessoas contratadas, trabalhando no recolhimento de lixo em todo o litoral. O trabalho realizado nas praias tem inicio às 5h30 da manhã e prossegue até as 14h todos os dias?, relatou Everton.

Voltar ao topo