Governo inicia campanha para aumento do consumo de batata no Paraná

O secretário da Agricultura, Valter Bianchi, participou nesta sexta-feira (16), em Curitiba, do lançamento de uma campanha que incentiva o consumo de batata no Paraná. A iniciativa é mais uma estratégia do Governo do Estado para escoar o excesso da produção que, este ano, está 35% maior que a do ano passado.

?Acreditamos que com iniciativas desse tipo o consumo da batata irá aumentar. Paralelamente, a Secretaria da Agricultura desenvolverá outras ações, como incentivo às feiras municipais, numa parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras?, comentou.

A campanha, que conta com a participação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) e da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), teve início com a distribuição de folhetos em supermercado da Rede Muffato. O material distribuído traz receitas, informações nutricionais e orientações de como utilizar o alimento no uso doméstico na medicina caseira.

?Esses folhetos chegarão a todas as nutricionistas que atuam no Governo do Estado. Esperamos que as dicas sejam úteis no dia-a-dia dessas profissionais e que a batata seja mais utilizada nos cardápios das merendas?, disse.

Bianchini também lembrou que aguarda a decisão e a liberação do orçamento do Governo Federal para que recursos de programas sociais, como o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), possam ser aplicados na aquisição de alimentos agrícolas produzidos em excesso e na sua distribuição às camadas mais carentes da população.

O secretário também destacou a importância do planejamento e da diversificação da produção agrícola como forma de evitar que crises geradas pelo excesso de produção afetem os agricultores. ?Vamos cuidar para que informes da Ceasa sejam melhor trabalhados pela Emater e pelo Deral junto aos produtores. É importante que essas informações cheguem a quem produz e contribuem para um melhor planejamento da produção e uma maior diversificação da propriedade rural?, afirmou.

O superintendente da Apras, Valmor Antônio Rovaris, também ressaltou a importância da campanha. ?O setor supermercadista mais uma vez trabalha com o Governo do Estado para superar a crise gerada pelo excesso de produção, como já aconteceu com a carne suína, o frango e, agora, com a batata. A distribuição dos folhetos com receitas e outras informações permitirá que o consumidor utilize melhor a batata, levando ganhos ao produtor?, lembrou.

A extensionista social da Emater, Miriam Fuckner, informou que a batata é um alimento rico em carboidratos, sais minerais, possui as vitaminas C e D e é menos calórica que o arroz. ?É um importante de energia?, disse. Quanto às receitas distribuídas na campanha, Fuckner lembrou que o consumidor passa a ter mais alternativas para sair do trivial em suas refeições. ?São formas diferenciadas de usar a batata. Já que esse alimento nos dá mais alternativas que o popular arroz?, disse.

A administradora Palova Dieter informou que, pelo menos uma vez por semana, a batata faz parte do cardápio da família. ?Agora, com todas essas receitas, vamos conhecer mais alternativas para uso desse alimento. Isso é importante!?, comentou.

Produção

De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura), na atual safra (2006/07) o Paraná deve colher cerca de 423,5 mil toneladas de batata, numa área de 17.087 hectares. A produção esperada representa um aumento de 35% na produção, comparado à safra anterior.

Atualmente, o produtor recebe R$ 8,00 pela a saca de 50 quilos do produto. O que equivale a R$ 0,16 por quilo, valor abaixo do custo total de produção, estimado em R$ 0,40 por quilo.

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