Governo implanta Patrulha Escolar em mais 5 municípios

O governador Roberto Requião implantou nesta sexta-feira (12) o Programa Patrulha Escolar Comunitária na região Norte do Paraná. Ao todo, seis novas viaturas foram entregues nos municípios de Jacarezinho, Cambará, Andirá, Bandeirantes e Cornélio Procópio. Os novos veículos marcam a implantação oficial do programa nestas cidades e serão usados para garantir a segurança de alunos da rede estadual, municipal e particular de ensino.

Junto com as novas viaturas foram entregues também 20 coletes balísticos e cinco rádios comunicadores portáteis (HT). ?É a nova visão da polícia comunitária. Uma polícia que interage na escola, com os professores, alunos e com os pais. Serão profissionais amigos da população no combate à criminalidade. A polícia que fica no bairro, visitando casa a casa, que conhece a população e é conhecida por ela?, disse o governador durante a solenidade.

Segundo ele, o programa é moderno e ?vem dando certo no Paraná, porque já deu certo nos principais países desenvolvidos do mundo. É a melhoria progressiva da segurança pública no Estado?. Já o secretário estadual de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, disse aos presentes que ele e o governador Requião não estavam entregando apenas viaturas, ?mas implementando um novo conceito em segurança pública, com policiais solidários, que vivem e convivem com o ambiente escolar?.

?São policiais diferenciados, preparados para esta função. Estarão no dia-a-dia da escola, conversando com diretores, professores, alunos e pais. Vão dar palestras, analisar o ambiente escolar e, lógico, combater a criminalidade. Este é um programa que já está alcançando ótimos resultados. Temos estatísticas de locais onde a criminalidade foi reduzida em 60 %?, acrescentou Delazari.

Em Jacarezinho, o governador também anunciou a ida de 41 novos PMs que terminarão o treinamento na cidade. Além disso, os municípios de Bandeirantes Jacarezinho e Cornélio Procópio também receberam, cada, uma nova estação do Projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante) com viatura e motocicletas.

Participaram da cerimônia de entrega, além do governador Roberto Requião, o secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, o coordenador estadual da Patrulha escolar, capitão Vanderley Rothenburg, e comandantes de cada região, entre demais autoridades.

O prefeito de Bandeirantes, José Fernandes, lembrou as dificuldades que a cidade tinha com a falta de investimentos no setor de segurança no governo anterior. ?Tivemos um período em que a prefeitura tinha que manter os veículos da polícia militar. Até gasolina tínhamos que comprar para que os nossos valorosos policiais pudessem exercer suas funções. Hoje, o Governo do Estado faz a sua parte e muito mais?.

O prefeito de Andirá, Alarico Abib, concordou com o colega José Fernandes e citou os diversos investimentos que seu município vem recebendo desde 2003. ?Além das novas viaturas, temos a construção de 320 casas populares, a reforma da rodoviária, a construção do terminal do trabalhador rural, a recuperação do hospital, a implantação da usina do leite, o asfaltamento de várias ruas da cidade e está em projeto a construção da delegacia e a licitação do novo fórum?.

Escolas 

De acordo com Rothemburg, a entrega faz parte da segunda fase de expansão da Patrulha Escolar Comunitária. ?Estamos muito satisfeitos com os resultados. O projeto está despertando a responsabilidade de todos que fazem parte da comunidade escolar. Afinal, a segurança é um trabalho cooperativo?, disse o coordenador estadual da Patrulha Escolar Comunitária.

Mais de 500 mil alunos da rede pública de ensino no Paraná já são atendidos pelo programa Patrulha Escolar, do Governo do Estado. Ao todo, já são 200 mil estudantes em Curitiba, 125 mil na região metropolitana e outros 200 mil no interior do estado. Somente em Jacarezinho,Cambará, Andirá, Bandeirantes e Cornélio Procópio perto de 22 mil alunos, apenas das escolas estaduais, serão beneficiados com o programa. Além de Curitiba, há 17 cidades da Região Metropolitana de Curitiba que possuem a Patrulha Escolar e agora outros 19 municípios que também são atendidos pelo programa no interior do Estado.

Voltar ao topo