Governo Federal vai criar programa de assistência aos idosos

Os ministérios da Saúde e da Assistência de Promoção Social vão instituir uma comissão interministerial para coordenar o Programa Nacional de Cuidadores de Idosos e implementar uma rede de apoio, acompanhamento e orientação a esses cuidadores.
Na manhã de hoje, o ministro da Saúde, Humberto Costa, recebeu a ministra da Assistência de Promoção Social, Benedita da Silva, para discutir políticas de assistência aos idosos comuns às duas pastas.
De acordo com Humberto Costa, a intenção é “criar uma rede social que integre os idosos à sociedade em substituição à assistência asilar”. A ministra Benedita da Silva destacou que é preocupação do governo federal promover a saúde das pessoas com mais de 60 anos, por em prática o Estatuto do Idoso e, assim, efetuar “um atendimento integral à família”.
Há no Brasil cerca de 15 milhões de pessoas nessa faixa etária (9% da população). Oitenta e cinco por cento desses idosos apresentam pelo menos uma doença crônica e 10% pelo menos cinco enfermidades.
Estudos sobre pessoas com mais de 65 anos indicam que 40% dessa população necessita algum tipo de auxílio para realizar uma atividade instrumental diária, desses 10% requerem ajuda inclusive para fazer tarefas básicas (sentar-se, levantar-se, ir ao banheiro, alimentar-se e vestir-se).
Além das políticas para idosos, Humberto Costa e Benedita da Silva trataram da ampliação do Programa de Agentes Comunitários, prevista entre as metas do Ministério da Saúde.

Voltar ao topo