A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos está implantando o Projeto de Gestão Integrada da Zona Costeira com Ênfase no Ambiente Marinho. A idéia é promover a gestão integrada da zona costeira do Paraná contribuindo para o uso sustentável dos recursos aquáticos marinhos do Estado. O projeto será coordenado pelo Programa Nacional de Meio Ambiente (PNMA II).
Estão sendo investidos cerca de R$ 280 mil no Projeto para compatibilizar o desenvolvimento sustentável com a preservação ambiental. A ação foi desenvolvida em função do crescimento das atividades produtivas como o turismo, maricultura, atividade portuária e pesca, gerando conflitos de uso sem sustentabilidade.
"Estamos reduzindo as agressões ao meio ambiente e os conflitos de uso da costa paranaense", afirmou o secretário Luiz Eduardo Cheida. Segundo ele, o Projeto contribui para a manutenção da biodiversidade, com o potencial produtivo do ecossistema marinho e na qualidade de vida da população local.
A costa paranaense possui 90 quilômetros de extensão e abrange seis municípios à beira-mar, sendo considerado uma das áreas mais bem preservadas da costa brasileira.
O Estado abriga duas das 18 áreas prioritárias para a conservação marinha no país – o complexo estuarino lagunar de Paranaguá e a planície costeira de Guaratuba.
De acordo com o coordenador do projeto, Paulo Roberto Castella, a região litorânea tem sofrido com a ocupação desordenada da orla e o crescimento urbano e industrial. "Isso reflete na degradação da qualidade das águas costeiras e lagunar", diz Castella.
Segundo ele, o Paraná concentra ecossistemas marinhos de grande diversidade biológica, como manguezais, praias, restingas, marismas, costões rochosos e habitats submersos.
Entre as atividades realizadas no Projeto está o licenciamento ambiental para produção de ostras e mariscos e o monitoramento da qualidade ambiental em toda área costeira do Estado.