Governo facilita acesso de aluno de escola pública à universidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou hoje, em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que vai encaminhar ao Congresso Nacional dois projetos de lei voltados para os estudantes de escolas públicas de famílias de renda baixa. Um deles é o programa Universidade para Todos. O governo federal vai criar alternativas para que os jovens de menor renda possam ter acesso gratuito ao ensino superior. As universidades e faculdades privadas passarão a oferecer vagas gratuitas para estudantes e professores da rede pública que ainda não têm curso superior.

O segundo projeto é o sistema de reserva de vagas, que garante metade das vagas das faculdades e universidades federais a alunos que concluíram o ensino médio na rede púbica. Isso representa 60 mil vagas anuais. ?Esse sistema especial de garantia de vagas também vai promover a igualdade racial no acesso à universidade pública”, disse Lula.

Ele informou que, entre as vagas reservadas para os alunos de escolas públicas, algumas serão preenchidas prioritariamente por pessoas negras e indígenas, considerando-se a composição da população de cada região de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Voltar ao topo