Governo estuda parceria com Petrobras para recuperar estradas

A Petrobras Distribuidora apresentou ao governador Roberto Requião, nesta sexta-feira (30), uma proposta de parceria para recuperar rodovias estaduais e executar pavimentação urbana nos municípios paranaenses, com uso de soluções diferenciadas de tecnologia.

Além da aplicação de novas técnicas, a proposta oferece uma redução de até 30% nos preços e maior rapidez na execução, com qualidade igual ou superior à tecnologia convencional, explicou ao governador o gerente de comercialização e industrialização de asfalto da empresa, Jorge Paulo Moro. Segundo Requião, com essas tecnologias seria possível recuperar 2 mil quilômetros de estradas estaduais, num prazo máximo de um ano, além dos 1,5 mil quilômetros de recuperação já programados pelo DER este ano.

Em relação aos municípios, a idéia é construir 2 mil quilômetros de pavimentação urbana, a partir de janeiro de 2005, com financiamento da própria Petrobras Distribuidora (BR) aos municípios, com seis meses de carência e três anos para pagar, segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur. Segundo Adur, “esta seria mais uma fonte de financiamento de obras para os municípios”, afirmou. Segundo Jorge Paulo Moro, a Petrobras tem realizado obras em parceria com diversos Estados e municípios brasileiros.

No Paraná, a empresa vai iniciar uma parceria com a prefeitura de Ponta Grossa dentro de 15 dias. “A empresa tem por objetivo, com essas parcerias, mostrar que o uso de ligantes asfálticos de qualidade permitem uma execução de revestimentos com menor custo e maior desempenho”, explicou. Esses ligantes foram desenvolvidos pela empresa, com o propósito, conforme disse Moro, de contribuir para que os programas de pavimentação no Brasil tomem os mesmos rumos dos países desenvolvidos.

As novas técnicas de pavimentação e recuperação foram apresentadas ao governador e aos secretários dos Transportes, Waldyr Pugliesi; do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur; do Planejamento, Eleonora Fruet; do diretor geral do DER, Rogério Tizzot; e do deputado Natálio Stica. Requião autorizou estudos mais aprofundados para viabilizar a parceria.

Voltar ao topo