Governo entrega mais 100 automóveis para reforçar trabalho da PM

O Governo do Paraná entregou, nesta sexta-feira (29), 100 veículos que reforçarão a frota nos batalhões da Polícia Militar nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Curitiba. Parte das viaturas também vai concretizar a implantação do Projeto Povo e vai melhorar a frota da equipe da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu). Desde 2003, mais de 3 mil novas viaturas foram compradas para as polícias Civil, Militar e Científica.

De acordo com o plano de distribuição das viaturas, elaborado pela Polícia Militar, 52 novos carros, modelo Kangoo, serão destinados aos 12.º e 13.º batalhões, Regimento de Polícia Montada, Companhia de Choque e para a equipe da Aifu, em Curitiba. Dez viaturas vão reforçar o Projeto Povo em Londrina, cinco em Cascavel e cinco em Foz do Iguaçu. Para reforçar o atendimento do Projeto Povo em Curitiba e Região Metropolitana foram destinados 28 automóveis. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, o valor total da frota de 100 veículos é de R$ 3.545.360, vindos do Fundo de Modernização da Polícia Militar.

Expansão

A entrega dos novos veículos cumpre mais uma parte da expansão do Projeto Povo, que deverá atender mais de 60 municípios até o fim deste ano. De acordo com a Secretaria da Segurança do Paraná, o Estado já conta com 127 estações do Projeto Povo, que beneficia cerca de 2,5 milhões de paranaenses. ?A polícia comunitária é um dos grandes feitos deste governo. O policial se aproxima do cidadão e fica sabendo de seus problemas, além do cidadão ter contato direto com o policial?, explicou o secretário. Para o Projeto Povo já foram entregues 154 carros e 308 motos, além das 28 entregues nesta sexta-feira (30).

O Projeto Povo age de acordo com a filosofia do policiamento comunitário, que estreita a relação entre moradores e policiais. Em 2003, o atual governo lançou o projeto e passou a investir nesse tipo policiamento, aproximando a polícia do cidadão para que juntos possam melhorar a segurança pública. O cidadão ajuda com informações sobre as práticas de crime em sua região, rotina dos moradores e sugestões de prevenção e repressão das práticas criminosas. ?Nós sabemos da força do policiamento comunitário. O auxílio da população, transformando o sistema de segurança em uma via de mão dupla é fundamental para que possamos melhorar cada vez mais a segurança?, afirmou Delazari.

Cascavel

A cidade já recebeu cinco estações do Projeto Povo, onde trabalham cerca de 40 policiais militares treinados. O projeto atende cinco bairros, auxiliando milhares de pessoas. Em 2003, 2004 e 2005, 37 novos policiais militares reforçaram o efetivo da cidade. Neste ano, em 2006, ainda foram trabalhar na cidade mais 93 policiais militares, totalizando 130 novos policiais.

Londrina

Londrina já possui oito estações do Povo. O projeto atende oito bairros da cidade, que atendem pouco mais de 155 mil habitantes e tem previsão de aumento para mais sete bairros com as novas viaturas. Desde 2003, a cidade recebeu 28 novas viaturas, além de um reforço no efetivo de 100 pessoas.

Foz do Iguaçu

O município já recebeu três estações do Povo e está dividido em três setores. O Setor Norte atende 27.124 habitantes, Setor Leste, 84.166, e o Setor Centro, 48.374. O governo já entregou 15 viaturas na cidade, desde 2003 além de ter reforçado o efetivo da cidade com 131 novos policiais militares.

Voltar ao topo