Governo entrega ampliação de estação de tratamento de água em Cambará

O governador em exercício, Hermas Brandão, o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, e o prefeito José Salim Hagge Neto, entregam nesta sexta-feira (8) a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alambari, em Cambará.

A Sanepar investiu R$ 3,466 milhões na estação que teve a capacidade ampliada de 35 l/s (litros por segundo) para 100 l/s. Cambará, que tem hoje cerca de 22 mil habitantes, registra um dos maiores percentuais de atendimento com esgoto sanitário do Brasil. Mais de 96% da população da cidade têm acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto sanitário.

Com os recursos do Programa Paraná Urbano, a estação de Alambari recebeu um novo canal de entrada de efluente, um reator anaeróbio de fluxo ascendente (UASB ? upslow anaerobic sludge blanket), dois filtros biológicos, oito leitos de secagem, duas elevatórias, casa de cloração, câmara de contato, laboratório e a reforma dos três reatores anaeróbios de lodo fluidizado existentes. Além da ampliação da unidade, foi implantado cerca de um quilômetro de interceptor de esgoto. Foram gerados 480 empregos, entre diretos e indiretos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.