Governo e CGU incriminam oposição nas denúncias dos sanguessugas

Um dia após a divulgação da nova lista de parlamentares acusados de envolvimento com a máfia dos sanguessugas, a maioria ligada aos partidos da base aliada, o governo federal contra-atacou hoje com dados que comprometem também a oposição nas denúncias. A divulgação dos números foi feita com estardalhaço em entrevista coletiva concedida pelos ministros Márcio Thomaz Bastos, da Justiça e Jorge Hage, da Controladoria Geral da União (CGU).

Os dados do governo se baseiam num cotejamento, feito pela CGU, sobre um total de 3.048 compras de ambulâncias para municípios, no período de 2000 a 2005, com recursos de emendas de parlamentares. Desse total, 891 compras, ou quase 30% do total, foram direcionadas para a Planam, empresa que operava as fraudes. O estudo revela que 681 compras faturadas para a Planam dois terços do total, ocorreram no governo Fernando Henrique e apenas 210 no governo Lula. Só em 2002, último ano do governo anterior, foram liberadas para a empresa 317 faturas de ambulância, 51,54% de todas as emendas aprovadas no período em todo o País para este item. O governo também levantou os partidos dos prefeitos envolvidos na compra das ambulância e a grande maioria é de oposição.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.