Governo do PR quer implantar merenda orgânica até o próximo ano

O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, anunciou nesta quinta-feira, durante a abertura da BioFach-Paraná, que o governo pretende implantar para o próximo ano o Programa Merenda Escolar Orgânica, que deverá ser desenvolvido em parceria com as Secretarias de Agricultura e Educação.

A idéia é estimular a produção de alimentos orgânicos incluindo-os na merenda escolar dos alunos da rede estadual de ensino. A Fundepar passaria a adquirir alimentos para a merenda apenas de produtores comprovadamente orgânicos. Diariamente são distribuídas 1,3 milhão de refeições nas escolas estaduais do Paraná o que, segundo Cheida, já garante um grande mercado e pode servir de estímulo para o aumento da produção orgânica no Estado, que já existe e é de boa qualidade.

“O Paraná será o primeiro estado do país a desenvolver um projeto deste porte, incentivando a produção orgânica ao mesmo tempo em que cuida da saúde das crianças. A questão ambiental é antes de mais nada uma questão social”, afirmou Cheida.

Um levantamento da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) indicou que em seis anos, a produção de alimentos orgânicos cresceu 12 vezes no Paraná. Na safra de 1996/1997, foram colhidas 4,3 mil toneladas de produtos orgânicos; já na safra de 2002/2003 a produção saltou para 52,2mil toneladas.
O número de propriedades voltadas para a agricultura orgânica, por sua vez, saltou de 400 para 3,9 mil no mesmo período.

“Pode ser uma excelente alternativa de mercado fortalecendo a economia local com aumento de arrecadação, criação de novos empregos e viabilização da produção familiar”, destacou o secretário.

Como médico, Cheida explicou que o objetivo é fornecer às escolas um alimento sadio, de qualidade, capaz de combater o crescente número de crianças obesas em razão da má qualidade dos alimentos servidos nas cantinas e ainda reduzir o uso de agro-químicos no estado. Segundo ele, o Paraná é o segundo estado do país em consumo de agrotóxicos e que os últimos índices da Secretaria de Saúde indicaram aumento no número de óbitos pelo uso destes produtos.

A secretaria do Meio Ambiente também está incentivando, através do Programa Paraná Biodiversidade, os agricultores vizinhos aos corredores de biodiversidade a trocarem a agricultura tradicional pela orgânica. Nesse caso, o objetivo é tornar o entorno dessas áreas menos agressivos aos animais das matas, de modo que eles possam cruzar as áreas de plantações sem se contaminar. Atualmente, cerca de 20 mil agricultores do estado estão readequando suas propriedades para a produção ecologicamente sustentável.

Voltar ao topo