Governo do Estado anuncia alternativas ao pedágio

O governo do Estado já começou estudos para buscar alternativas para os motoristas que não quiserem pagar pedágio no Anel de Integração. A PR 090, que liga Curitiba a Londrina, e a BR 487, que faz a ligação da Capital com Porto Camargo, serão as primeiras opções. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (20), pelo secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi e pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rogério Tizzot.

Os valores estimados para a realização das obras de pavimentação, restauração e melhoria de alguns trechos da BR-487, mais conhecida, no trecho entre Campo Mourão e Icaraíma, como estrada da Boiadeira e da PR-090, também chamada estrada do Cerne, são da ordem de R$ 171 milhões e R$ 135 milhões, respectivamente.

De acordo com Pugliesi, parte destes recursos será pleiteada junto ao governo federal e a outra parte deve vir dos cofres do Estado, numa parceria entre os dois poderes. Esta vai ser uma das reivindicações que o Paraná vai apresentar nesta terça-feira (21) ao Ministro dos Transportes, Anderson Adauto, durante a visita dele ao Estado. “Nós vamos buscar ajuda junto ao governo federal para acabar com esta ditadura do pedágio”, afirmou o secretário. “A economia do Paraná não suporta as tarifas que estão sendo cobradas”, completou.

Pugliesi destacou também que em apenas vinte dias de governo as equipes técnicas já começaram a encontrar soluções à cobrança do pedágio. Os técnicos estão empenhados em apresentar significativas propostas de estradas e rodovias que possam ser utilizadas pelos motoristas. Segundo ele, esta é uma exigência não só da população, mas do próprio governo estadual. “Nós vamos democratizar o uso das rodovias em todo o Estado, e estamos abertos à negociação mas parece que as concessionárias estão querendo bater de frente com o governo”, declarou. “Nós queremos é que o povo paranaense tenha condições de optar entre pagar ou não as tarifas”.

Segundo ele, as obras anunciadas já faziam parte do cronograma do Estado e, além de serem alternativas ao pedágio, as duas estradas vão ajudar a incrementar a economia das regiões Norte, Noroeste e Sudoeste do Estado. As rodovias vão dar vazão ao complexo de Pontes de Porto Camargo por trechos não pedagiados, diminuindo o custo dos fretes. “Nós estamos buscando concretizar a proposta apresentada pelo governador durante a campanha. O governo Requião é um porta-voz da vontade popular”, declarou.

O diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, explicou que os técnicos do departamento já estão estudando outras possibilidades no mapa viário do Paraná. Uma delas seria a melhoria das condições de tráfego no corredor Sudoeste, interligando Curitiba, Lapa, União da Vitória , Palmas e Francisco Beltrão, facilitando o acesso a Foz do Iguaçu. “Essas estradas são alternativas aos usuários e ao povo do Paraná, que já se mostrou contrário à cobrança do pedágio”, destacou.

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