O governo do Paraná abre na próxima segunda-feira (15) inscrições para cinco concursos públicos, que vão preencher 763 vagas, em várias funções e para diversos órgãos do Estado, em 23 municípios. Os editais com todos os detalhes dos processos de seleção estão na internet, no endereço www.cops.uel.br.

continua após a publicidade

São vagas para pessoal de apoio, para pessoal técnico e para profissionais de ensino superior, todas do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), o chamado ?quadro geral?. As vagas são para funções nas áreas de transporte rodoviário (Departamento de Estradas de Rodagem, DER), de agropecuária (Secretaria de Agricultura), de extensão rural (Emater) e do Departamento Penitenciário do Estado (Depen).

Investimento em pessoal

Com os concursos, o governo do Estado pretende ampliar os quadros de pessoal, e com isso poder executar as políticas públicas com mais eficiência. É o que vem ocorrendo desde 2003, lembra a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon. Desde então, já foram realizados concursos para a educação, saúde, segurança, assistência social, áreas administrativas e de planejamento.

continua após a publicidade

Nos concursos que estão sendo abertos para a agropecuária e para a extensão rural, 40% das vagas são para substituir servidores que se desligaram, seja por aposentadoria, opção própria ou morte. ?As vagas restantes, são para fortalecer o quadro de funcionários que atuam nos programas de defesa sanitária animal e vegetal, de cultivos florestais, e no Pronaf e Crédito Fundiário?, explica o secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas. ?A contratação de novos profissionais tem por objetivo fortalecer ainda mais a ações da Secretaria da Agricultura e da Emater, ?junto ao? seu público prioritário, que é o agricultor familiar. Para a Emater, desde 1991 não havia concurso?, ressalta o secretário.

As inscrições dos cinco concursos devem ser feitas pela internet (www.cops.uel.br), e se encerram às 23 horas do dia 12 de fevereiro. As provas estão marcadas para o dia 25 de março, às 14 horas, em Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão e Londrina.

continua após a publicidade