Governo discute novo plano de desenvolvimento urbano

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, apresentou e discutiu nesta segunda-feira (17), com todos os secretários de Estado, as propostas da nova política de desenvolvimento urbano e regional para o Paraná. Elaborado por uma comissão instituída pelo governador Roberto Requião – integrada por arquitetos, urbanistas e complementado por profissionais da administração estadual ? o Plano de Desenvolvimento Urbano (PDU) pretende assegurar o desenvolvimento equilibrado em todas as regiões e municípios, com obras, geração de empregos e a inclusão social das populações mais carentes.
Renato Adur explicou aos secretários que uma das inovações do plano é a atuação integrada que a Secretaria do Desenvolvimento Urbano terá com as demais Secretarias de Estado, órgãos de governo, setor privado e universidades. “Além disso, será exigido que cada município, para financiar projetos institucionais ou de infra-estrutura, deverá adotar ações comprovadas no sentido de erradicar, a cada financiamento, uma determinada parcela do analfabetismo adulto”, destacou.
A proposta central do documento é a organização de um sistema permanente de planejamento urbano e regional que permita à Secretaria do Desenvolvimento Urbano uma função indutora de desenvolvimento. A Secretaria dará a partida ao plano e prestará apoio continuado, tanto em escala municipal como regional, a um conjunto de programas de obras, de planejamento, de geração de renda e de criação de novos postos de trabalho em todo Paraná.

Voltar ao topo