Discutir a viabilidade dos investimentos em fontes alternativas de energia é o objetivo do Congresso Anual sobre o tema, que a IBC irá promover em São Paulo, nos dias 21 e 22 de outubro, com a participação dos Ministérios de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia, Meio-Ambiente, Banco Mundial e de investidores e demais agentes do setor elétrico.

Na abertura do Congresso, o secretário de Minas e Energia, Marcelo Poppe, falará sobre a importância dada às fontes alternativas de energia na elaboração do novo modelo para o setor elétrico. Em seguida, um painel debaterá o processo de regulamentação do Proinfa como processo catalisador de investimentos e de comercialização de energia. Participam deste debate a coordenadora de energias renováveis do Ministério, Laura Porto, o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), coordenador da frente parlamentar pela energia limpa e renovável, e o secretário de energia do RS, Valdir Andres.

No segundo dia, destaque para um painel que apresentará o potencial brasileiro para projetos de energia alternativa e os pontos críticos para investimento em cada um deles, em que serão discutidos projetos de PCH, célula combustível, geração de energia solar e eólica, e biomassa, tanto com resíduos de madeira como de cana-de-açúcar. Participam do debate membros do Ministério de Minas e Energia, CBEE, Cresesb, Cenbio, Abeer e Cndpch.

Ainda no dia 22, várias apresentações vão se concentrar na estruturação financeira dos projetos, no investimento internacional voltado para a energia renovável e na minimização dos riscos na implantação de projetos com geração alternativa. Encerrando a sessão plenária, diversas empresas mostrarão suas experiências. Entre os palestrantes, destaque para o diretor de project finance do BBVA, Sérgio Monaro, o presidente da MGM International, Marco Monroy, o diretor de operações da Brascan Energética, João Roberto Coas e representantes da Cemig e Chesf.

Na quinta-feira, dia 23, um workshop abordará os instrumentos para viabilização financeira de projetos que utilizam mecanismos de “Carbon Finance”, e terá a participação de representantes do Banco Mundial, Inee, Instituto Winrock Brasil, Unibanco e PWC, entre outros. As informações sobre o Congresso Anual de Fontes Alternativas de Energia estão no site www.ibcbrasil.com/eg10221.