O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, participou ontem no município de Tunas do Paraná do I Encontro do Vale do Ribeira Sustentável e Agenda 21 Paraná. O evento teve como objetivo dar continuidade ao processo de construção do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Vale do Ribeira, que utiliza como referência as diretrizes da Agenda 21 paranaense.

continua após a publicidade

O plano é desenvolvido pelo Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania (Idesc) para os 32 municípios do Vale do Ribeira ? sete situados no Paraná e mais 25 em território paulista.

Entre as prioridades apontadas pela Agenda 21 e pelo plano estão o combate à pobreza, a democratização da participação e a integração das políticas ambientais às demais políticas praticadas na região. ?Em outras palavras: geração de emprego e renda, titulação de terras, apoio à agricultura familiar e conservação da biodiversidade?, explicou o secretário.

Cheida destacou em sua apresentação a reativação do Instituto de Terras e Cartografia do Paraná (ITC) e o trabalho de regularização fundiária realizado pela Secretaria do Meio Ambiente. ?A regularização fundiária no Estado será um grande desafio. Ela permitirá que possamos fazer a inclusão social, principalmente das famílias que possuem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado, como as que habitam o Vale da Ribeira, por exemplo?, enfatizou o secretário.

continua após a publicidade