Governo discute desenvolvimento sustentável do Vale do Ribeira

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, participou ontem no município de Tunas do Paraná do I Encontro do Vale do Ribeira Sustentável e Agenda 21 Paraná. O evento teve como objetivo dar continuidade ao processo de construção do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Vale do Ribeira, que utiliza como referência as diretrizes da Agenda 21 paranaense.

O plano é desenvolvido pelo Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania (Idesc) para os 32 municípios do Vale do Ribeira ? sete situados no Paraná e mais 25 em território paulista.

Entre as prioridades apontadas pela Agenda 21 e pelo plano estão o combate à pobreza, a democratização da participação e a integração das políticas ambientais às demais políticas praticadas na região. ?Em outras palavras: geração de emprego e renda, titulação de terras, apoio à agricultura familiar e conservação da biodiversidade?, explicou o secretário.

Cheida destacou em sua apresentação a reativação do Instituto de Terras e Cartografia do Paraná (ITC) e o trabalho de regularização fundiária realizado pela Secretaria do Meio Ambiente. ?A regularização fundiária no Estado será um grande desafio. Ela permitirá que possamos fazer a inclusão social, principalmente das famílias que possuem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado, como as que habitam o Vale da Ribeira, por exemplo?, enfatizou o secretário.

Voltar ao topo