Governo destina R$ 1,4 bilhão a obras de infra-estrutura neste ano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje que o governo federal vai destinar R$ 1,4 bilhão a obras de infra-estrutura em todo o país, neste ano, através da Caixa Econômica Federal e, além disso, vai retomar 1.674 obras por intermédio do Ministério das Cidades. Muitas dessas obras, segundo o presidente, já foram contratadas e não podem ser paralisadas.

Ao participar, hoje de manhã, da abertura da VI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, Lula lembrou que esta é a primeira vez que um presidente da República e o seu governo se dispõem a participar de uma reunião frente a frente com os prefeitos. Ele disse que, apesar de ser ?humanamente impossível fazer as coisas com a pressa que gostaria?, os mais de dois mil prefeitos presentes ao encontro ?precisam é sair daqui com a certeza de que mudou definitivamente a relação do governo federal com os municípios?.

O presidente pediu apoio dos prefeitos na campanha de combate à fome. ?É necessário que em cada prefeitura seja criado o Consea ? Conselho de Segurança Alimentar, envolvendo todos os segmentos ativos da sociedade?, afirmou. Assim, pode ser feito um mapeamento das pessoas que passam fome naquele lugar, ficando mais fácil levar comida ou dinheiro, salientou.

Por fim, Lula sugeriu que, a partir deste ano, a caravana de prefeitos comece a medir o que evoluiu em cada encontro, para constatar, ao final de quatro anos, quais os benefícios conseguidos na relação entre o governo federal e os municípios.

Voltar ao topo