Governo constrói nova sede do Centro Formador de Recursos Humanos

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, conseguiu junto ao Ministério da Saúde um repasse de mais de R$ 1,7 milhão para a construção da sede própria do Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha.

A nova sede, com mais de 2 mil metros quadrados, será construída em um terreno doado pelo Governo do Estado à Secretaria da Saúde e os recursos financeiros para a construção provém de um projeto de fortalecimento das Escolas Técnicas do SUS do Ministério da Educação, por meio do Programa de Expansão da Educação Profissional (PROEP). Das 22 escolas existentes no país, o Paraná está entre os cinco Estados que se beneficiarão desse convênio.

?Essa é uma conquista muito grande para o Paraná. A nova sede dará condições de implementar novos cursos, equipados com laboratórios, nas áreas de odontologia, enfermagem, apoio diagnóstico e outros, consolidando dessa forma a formação técnica dos profissionais de saúde no Estado?, disse o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier.

O Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha foi fundado em 1955 para formação de nível técnico na área da saúde. Atualmente, estão em andamento 12 turmas de auxiliares de enfermagem, dez turmas de técnicos em enfermagem, seis turmas de técnicos em higiene dental, 14 turmas de agentes comunitários de saúde e serão abertas 30 novas turmas de técnicos em higiene dental.

Com esse novo centro, o projeto é abrir mais 3.975 vagas para agentes comunitários de saúde para atender 154 municípios de todo o Estado. Atualmente o centro tem sede no bairro da Vila Isabel em um prédio da Fundação Nacional de Saúde, cedido pelo Ministério da Saúde. ?Com a nova estrutura, além de podermos melhorar a qualidade das aulas, conseguiremos formar mais pessoas para atender todo o Estado?, disse a diretora do Centro, Vânia Marques Bessa Martins.

Voltar ao topo