Governo brasileiro faz apelo para solução pacífica no Iraque

O governo brasileiro fez hoje um apelo para que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que se reunirá amanhã, encontre uma solução pacífica e negociada para o impasse entre os Estados Unidos e o Iraque.

Por meio de uma nota divulgada pelo Itamaraty, o governo enfatizou sua preocupação com o possível uso da força e defendeu que sejam asseguradas as condições para que os inspetores da ONU prossigam com seu trabalho de investigação sobre a existência ou não de armas de destruição em massa em território iraquiano.

Em uma indicação do interesse do Brasil de se manter imparcial nesse caso, o texto igualmente apela para que o governo do Iraque aceite as medidas decididas pelo Conselho de Segurança. Em especial, que respeite “integralmente” os termos da Resolução 1.441, que previu o envio da última missão de inspetores ao Iraque, e de outras determinações relevantes do Conselho.

A nota repete o trecho do discurso de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 1.º, no Congresso Nacional, sobre o possível conflito no Iraque – um dos mais aplaudidos naquele momento.

Trata-se da tradicional posição de valorização da ação das organizações multilaterais, como a ONU, e de defesa da solução negociada e pacífica de conflitos, que vem sendo mantida pela diplomacia do País e que acabou reiterada pelo atual governo, seja dentro do País ou no exterior.

“Vamos valorizar as organizações multilaterais, em especial as Nações Unidas, a quem cabe a primazia na preservação da paz e da segurança internacionais”, afirmou Lula naquela ocasião. “As resoluções do Conselho de Segurança devem ser fielmente cumpridas. Crises internacionais, como a do Oriente Médio, devem ser resolvidas por meios pacíficos e pela negociação”, completou.

Voltar ao topo