Governo brasileiro divulga nota de repúdio a atentado em Israel

O Ministério das Relações Exteriores divulgou hoje nota de repúdio do governo brasileiro ao atentado terrorista em Israel, e manifesta confiança em que israelenses e palestinos retomem a via pacífica das negociações. Segue a íntegra.

“O Governo brasileiro deplora a ocorrência de mais um atentado terrorista com a explosão de bomba em ônibus hoje, dia 19, em Israel, com vítimas fatais e dezenas de feridos, e estende às famílias das vítimas os seus sentimentos de pesar e os do povo brasileiro.

Ao repudiar esse ato da forma mais veemente, o Governo brasileiro manifesta a esperança de que o mesmo não impedirá que as partes envolvidas, israelenses e palestinos, procurem retomar a via pacífica das negociações, recentemente reforçada pelas iniciativas da União Européia e do chamado ?Quarteto? (EUA, União Européia, Rússia e Secretário Geral das Nações Unidas).

O Brasil considera indispensável que cesse a espiral de violência e destruição, com o início de um processo de paz que culmine no estabelecimento de um Estado palestino democrático e economicamente viável e com o reconhecimento de que o Estado de Israel deve gozar de segurança, no interior de fronteiras internacionalmente reconhecidas.

Expressa, nesse sentido, preocupação diante das iniciativas das Forças militares de Israel contra alvos em territórios e localidades palestinos, afetando inclusive as instalações de governo da ANP. O Governo brasileiro apela para que se respeitem a integridade das instituições palestinas e a pessoa do Presidente Iasser Arafat.

Voltar ao topo