Governo autoriza revitalização da praça central de Guaraqueçaba

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, autorizou o início das obras de revitalização da praça central de Guaraqueçaba. Com 9 mil metros quadrados, a praça ganhará piso em mosaico português, iluminação pública e diversas plantas, como palmeiras imperiais, flamboians, quaresmeiras, guapuruvus, cássias, alamandas e buganvílias. As edificações na beira da baía das Laranjeiras, as do interior da praça e a balaustrada junto do mar ganharão cores em tonalidades que harmonizem com a natureza.

As obras, no valor de R$ 762,7 mil, serão feitas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano / Paranacidade, com recursos do Tesouro do Estado. Segundo o secretário Forte Netto, a nova praça significa mais um ponto de atração turística para o município. E para o prefeito Riad Said Zahoui, ?a praça revitalizada vai proporcionar uma visão esplêndida, pois estará integrada à paisagem natural da cidade, que é um dos cartões postais mais bonitos do Paraná?.

Mosaico

O projeto da nova praça central de Guaraqueçaba é de autoria do arquiteto e urbanista Orlando Busarello. Uma das atrações será o piso em mosaico português (petit-pavé) nas cores branca, preta e vermelha. ?Vai ser uma homenagem à colonização portuguesa que levou ao redor do mundo a tradição no uso desse material?, afirma o arquiteto.

Os dois trapiches serão restaurados e a praça, em formato semicircular, ganhará ainda mobiliário urbano, como bancos e quiosques, além de 1.158 metros quadrados de calçadas, e um deque de madeira. Os coqueiros existentes na praça serão mantidos, assim como o pequeno monumento aos jesuítas. Mas a Fonte dos Guarás será reformada. O prédio do antigo Mercado Municipal, ao lado da praça, já está em reforma para abrigar lojas de artesanato e um centro de informações turísticas. A obra é da Secretaria de Estado de Obras Públicas.

Voltar ao topo