Governo autoriza mais de R$ 2 milhões para hospital de Paranavaí

O governador Roberto Requião autorizou a liberação de R$ 2,32 milhões para a reforma da Santa Casa de Paranavaí e a construção do Hospital Regional da cidade. “Este hospital é um dos principais projetos de campanha do governador e sua construção vai garantir um atendimento melhor a toda a população da região”, disse o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.

Hoje, Paranavaí conta com 103 leitos. Depois de concluída a obra do hospital, a expectativa é que o número de leitos passe para 178. “Estamos confirmando o nosso plano de regionalização, disponibilizando para o Paraná um hospital completo e equipado em todas as regiões”, disse Xavier.

“A liberação dessa verba mostra atos concretos do Estado, que quer atender a população da melhor forma possível”. Além dos novos leitos de atendimento, o número de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) deverá passar de sete para onze e serão instalados seis leitos de UTI neonatal, que hoje não existem.

A construção do hospital vem resolver um problema da região. Até agora, os cerca de 300 mil habitantes da região dependem apenas da Santa Casa de Paranavaí para conseguir atendimento. “Nosso programa prevê um hospital completo e equipado em todas as regiões e será assim em Paranavaí”, afirmou Xavier.

Para o coordenador geral da Santa Casa de Paranavaí, Heracles Alencar Arrais, a obra equilibrará o sistema de leitos na região. “Será a redenção da saúde na região”, afirmou. Ele também lembrou que haverá melhora nos equipamentos e no espaço físico do hospital, que será ampliado em cerca de 80%. “Este é um compromisso do Governo que está sendo levado muito a sério, tanto pelo governador Roberto Requião quanto pelo secretário de Saúde, Cláudio Xavier”, disse.

As obras serão financiadas pelo Estado e pelo programa Paraná Urbano, município de Paranavaí e Amunpar. Após o término da construção, o hospital será administrado pela Santa Casa em parceria com o Estado, em gestão conjunta. As obras do hospital já começaram e o início das atividades está previsto para o segundo semestre de 2005.

Voltar ao topo