Governo apóia projeto Arte Comunitária no litoral

Com o objetivo buscar um modelo de capacitação participativa por meio da educação e qualificação profissional com foco nas atividades de ecoturismo, o Instituto de Ecoturismo do Paraná (IEP), com apoio da Paraná Turismo, autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Turismo, promove no litoral paranaense o projeto Arte Comunitária. As atividades começaram na última semana de agosto – divididas em sete módulos ? e encerram no dia 03 de dezembro nos municípios de Guaratuba e Matinhos.

O projeto é direcionado às comunidades locais do entorno do Parque Saint-Hilaire/Lange. De acordo com Renata Garrett Padilha, presidente do IEP, ?esse projeto oferece competências e habilidades às pessoas, através de oficinas de capacitação de artesanato, visando o fomento ao associativismo, o resgate da identidade cultural e a geração de renda na região?.

Aprovado pelo Ministério do Turismo, o projeto é financiado pela Fundação Banco do Brasil, e também conta com o apoio do Ibama, das prefeituras de Matinhos e de Guaratuba, Associação Comercial de Matinhos. Associação Amigos da Mata (Matinhos), Associação de Moradores do Jardim Scheffer (Matinhos) e Associação de Moradores do Cabaraquara (Guaratuba).

Integração, Meio Ambiente, Turismo em áreas naturais, Resgate da identidade cultural, artesanato (oficinas de madeira, de fibra de bananeira, de tecelagem e de designer de jóias com materiais alternativos), Comercialização e Cooperativismo são os temas dos módulos, realizados aos finais de semana. No próximo fim-de-semana (17 e 18 de setembro) será realizado o módulo de Artesanato, com oficinas sobre artesanato em madeira e com fibra de bananeira em Matinhos (no Centro de Convenções de Matinhos, das 8h30 às 12h30) e em Guaratuba (no Salão de Baile do Altair, das 14 às 18 horas).

Voltar ao topo