Governo anuncia ações em aeroportos para barrar gripe do frango

Brasília ? O governo federal anunciou que num prazo máximo de 60 dias irá reforçar as ações de prevenção contra o vírus da gripe aviária, também conhecida como gripe do frango, nos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro. Hoje (13), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento comunicou a compra de cinco aparelhos de raio-X, que serão usados para detectar o eventual transporte de matéria orgânica nas bagagens dos passageiros de vôos internacionais que chegam ao país.

Serão instalados três aparelhos de raio-X em São Paulo e dois no Rio de Janeiro. Caso alguma matéria orgânica seja detectada, o Ministério da Agricultura irá apreendê-la e encaminhar para incineração. Em nota, o ministério afirmou que em menos de 60 dias os aparelhos deverão ser entregues.

Os passageiros que viajam para outros países não irão passar por esse tipo de checagem porque a fiscalização é feita normalmente no local de desembarque. O transporte de cargas também não será fiscalizado pelos aparelhos de raio-X, uma vez que ele possui um sistema próprio de checagem. Sempre que uma carga com produtos agropecuários chega nos aeroportos brasileiros a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura é acionada para examiná-la.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.