A Secretaria da Saúde anunciou a oferta de mais 31 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender a população de Londrina e região onde estão sendo realizadas diversas ações, entre as quais a abertura da licitação, no início deste mês, para adquirir equipamentos para outros 53 leitos que serão distribuídos para a Santa Casa de Londrina, o Hospital Evangélico de Londrina, o Hospital Universitário de Londrina, e os municípios de Irati, Rio Negro, Castro e Ponta Grossa.

continua após a publicidade

O Ministro da Saúde, Saraiva Felipe, assinou convênio com a Santa Casa de Cambé, no norte do Estado. O valor é de R$ 1,5 milhão para a construção de uma nova ala que abrigará as primeiras Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do município. O Governo do Estado vai ceder os equipamentos para garantir o funcionamento das unidades.

O secretário da Saúde, Cláudio Xavier, disse que a ampliação de leitos de UTI em todo o Paraná segue a linha de regionalização da saúde, implantada pelo Governo do Estado. ?Vamos desafogar os grandes centros e evitar o deslocamento dos pacientes?, afirmou.

Além disso, o Hospital João de Freitas de Arapongas foi autorizado a iniciar atendimento em 14 leitos já implantados. Esses leitos, que estarão funcionando nos próximos dias, serão custeados com recursos do Tesouro do Estado.

continua após a publicidade

Outra ação da Secretaria foi realizar um trabalho junto aos hospitais de Londrina para que ofereçam de imediato espaço para o Estado implantar leitos de UTI. A partir desse trabalho, ficou definido que a Santa Casa vai disponibilizar espaço físico e recursos humanos e o Estado irá locar equipamentos e implantar, dentro de quinze dias, mais oito leitos de UTI adulto. O Hospital Evangélico também disponibilizará espaço e recursos humanos para que a Secretaria implante quatro novos leitos de UTI neonatal e cinco novos leitos de UTI adulto, também com equipamento locado, no prazo de dez dias.