Governador Requião leva à Argentina modelo de ação do Codesul

O governador Roberto Requião participou nesta quarta-feira em Cordoba, na Argentina, do lançamento de uma iniciativa que unifica três províncias da região central do país. A unidade reúne, além de Cordoba, Santa Fé e Entre Rios e segue os moldes do Codesul, instituição que engloba Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

O encontro teve a participação dos três governadores das províncias envolvidas. Requião foi o porta-voz dos quatro governadores do Codesul e, na condição de representante do bloco brasileiro, assinou um acordo de cooperação com as três províncias.
“Foi uma belíssima reunião, extremamente produtiva e que reuniu mais de 3 mil pessoas, entre empresários, parlamentares e representantes dos governos das três províncias”, afirmou Requião.

Os governadores da Região Central decidiram que vão lutar pela equalização da legislação tributária, pelo estabelecimento de uma política de exportação e de turismo unificada e, ainda, que vão promover jogos e encontros culturais regionalizados.
Definiram também que, no mais breve espaço de tempo possível, farão uma reunião com todos os governadores do Codesul para a definição de políticas comuns. “Na relação com outros países, a região central da Argentina faz uma opção preferencial pelos países do Mercosul e privilegia os Estados do Mercosul”, destacou.

Voltar ao topo