Governador Requião lança Patrulha Escolar em Foz do Iguaçu

O governador Roberto Requião lançou, nesta sexta-feira, em Foz do Iguaçu, a Patrulha Escolar Comunitária. O programa consiste principalmente na mudança da atuação do policial que faz patrulhamento nas escolas, que passa a trabalhar integrado com professores, diretores, alunos e pais. “É a polícia que vai além do patrulhamento ostensivo e se torna um consultor de segurança para a comunidade escolar”, explicou Requião ao entregar cinco viaturas do programa.

Implantado em bairros de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Cascavel, a Patrulha Escolar já obteve a redução média de 30% das ocorrências nas imediações das escolas. Em Foz do Iguaçu, o patrulhamento atinge 27 escolas na sua fase inicial.
O trabalho da Patrulha Escolar Comunitária começa na avaliação das características físicas e na consulta – junto a pais, professores e alunos ? para identificação dos principais problemas de cada instituição. Os policiais sugerem e discutem mudanças com a comunidade, fazem um plano permanente para que as alterações não sejam abandonadas, e continuam monitorando e reavaliando as ações em cada escola. “Todas as ações são feitas em conjunto com a comunidade, nada é imposto”, esclareceu o major Anselmo José de Oliveira, secretário Chefe da Casa Militar e coordenador do programa.

Além do acompanhamento daquilo que foi idealizado para melhorar a segurança, os policiais também ministram palestras educativas. “Muitas vezes observamos críticas ao Estatuto da Criança e Adolescente (Eca) que vêm da incompreensão ou da má interpretação, que pode ser corrigida através das palestras”, afirmou o major ao citar um dos temas abordados pelos policiais, que recebem treinamento especial para este patrulhamento.

O lançamento do programa no município também contou com a presença do secretário da Segurança, Luís Fernando Delazari; do comandante da Polícia Militar, David Pancotti; e dos governadores José Orcílio Miranda dos Santos (Mato Grosso do Sul), Luís Henrique da Silveira (Santa Catarina) e Germano Rigotto (Rio Grande do Sul), que estavam na cidade para a realização do encontro do Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul).

Voltar ao topo