Governador participa dos 150 anos da Assembléia Legislativa

O governador Roberto Requião participou nesta terça-feira das comemorações do sesquicentenário do Poder Legislativo do Paraná, realizadas no Plenário da Assembléia Legislativa. “O que aconteceu de importante na Província Imperial e depois na Unidade Federativa Republicana passou por esta Casa. Foram projetos aqui aprovados, foram idéias aqui geradas, discutidas e colocadas em prática, foram providências aqui aconselhadas que deram forma, vida e substância ao nosso Paraná”, disse o governador em seu discurso.

Em 1854 foram promulgadas as leis que instituíram a Assembléia Legislativa do Estado e a primeira divisão judiciária ? com as comarcas de Paranaguá, Castro e Curitiba ? e que definiram Curitiba como a capital da província. “É interessante registrar que, quando comemoramos as 150 anos da fundação da nossa Assembléia, relembrando aqueles anos inaugurais do Paraná, vivemos também, aqui e no país, outros dias que também pretendemos inaugurais, anunciadores de um novo tempo”, afirmou Requião.

O governador lembrou ainda que da parceria estabelecida com os deputados nasceram projetos que tornaram o Estado econômica e socialmente equilibrado. São projetos na área fiscal, de incentivo a investimentos, na área energética, de saneamento, da produção rural, nas áreas de educação, saúde e segurança, de infra-estrutura, e também a valorização de serviço público e dos servidores. “Logo, temos a oportunidade de sermos os formuladores, os construtores de uma sociedade maravilhosa, portentosa. Uma sociedade onde os homens e mulheres possam viver com dignidade, sem a ofensa e a humilhação do desemprego, da falta de moradia, do analfabetismo, da violência, da doença, da exclusão”, disse ainda Requião.

Solenidade

A abertura da solenidade foi feita pelo presidente da Casa, deputado Hermas Brandão. Ele ressaltou em seu discurso que os alicerces da Assembléia Legislativa são a autoridade que emana da vontade popular e a independência que em seu nome deve ser exercida. “A tarefa de pensar, propor, realizar e transformar a realidade cabe a todos nós. E esta Casa de Leis certamente continuará a cumprir com sua missão”.

O governador Roberto Requião e o presidente do Tribunal de Justiça Oto Sponholz descerraram uma placa contendo os medalhões comemorativos dos 150 anos da Assembléia Legislativa, feitos pelo escultor Ricardo Tod. Na sessão especial da Assembléia Legislativa também estavam presentes o procurador geral da Justiça, Milton Riquelme de Macedo, o presidente da OAB/PR, Manoel de Oliveira Franco, o comandante da 5ª Região Militar e 5ª Divisão de Exército, general Luiz Carlos Minussi, e o presidente da comissão do sesquicentenário do Paraná, Rafael Greca.

Voltar ao topo