O governador Roberto Requião determinou nesta segunda-feira (13), durante a reunião da operação ?Mãos Limpas?, que a Polícia Militar prossiga e intensifique a fiscalização das motocicletas em todo o Paraná. Até agora, já foram apreendidos 594 destes veículos, principalmente em Londrina e Foz do Iguaçu.
?O fato de Londrina ter uma grande quantidade de motos irregulares assusta. Significa que o policiamento desta cidade e também de Foz do Iguaçu estão deixando a desejar. Determinei que se aperte o cerco para acabar com o esquema de roubo de motos nas duas cidades e em todo o Estado?, enfatizou o governador.
Segundo o coronel Nemésio Xavier de França Filho, comandante da Polícia Militar do Paraná, as operações foram intensificadas em Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu e o resultado, desde 28 de janeiro, foi a apreensão de 594 motos. ?A maioria das motos não está em dia com a documentação, ou são dirigidas por pessoas sem habilitação, ou ainda foram roubadas?, explicou.
As operações são realizadas pelos batalhões das áreas. Os policiais fazem bloqueios das ruas e param a maioria das motocicletas para verificar toda a documentação. ?Com a entrega dos 23 kits de trânsito do Detran à PM na tarde desta segunda-feira (13), será possível realizar uma fiscalização maior e em mais cidades?, disse o coronel.
Cada kit contém um guincho, duas viaturas, quatro motos e capacetes, 20 cones, sete rádios, dois etilômetros (bafômetros) e dez placas de sinalização. Os investimentos na compra dos 23 kits somam R$ 7 milhões e fazem parte do Programa Mutirão pela Vida, do Detran/PR, para redução dos acidentes fatais. Os kits serão destinados a todos os Batalhões da Polícia Militar no Estado, sendo que o Batalhão da Polícia de Trânsito (BpTran) de Curitiba e o 17º Batalhão da Região Metropolitana receberão dois kits cada um.


