Governador desapropria área para parque ambiental em Pato Branco

O governador Roberto Requião assinou nesta quinta-feira (25), em Pato Branco, o decreto que declara uma área de quase 40 alqueires ? ou mais de 963 mil metros quadrados – como ?de utilidade pública? para implantação de um parque no município. ?Dentro de duas a três semanas a área estará comprada. E com a participação da prefeitura vamos construir o equipamento do parque. Um presente para sempre, é como um diamante no centro da cidade, uma área preservada bem no meio de Pato Branco. É algo inestimável?, avaliou o governador.

O prefeito de Pato Branco, Roberto Viganó, afirmou que o dia ficará para a história da cidade. ?A partir de hoje Pato Branco é uma cidade diferente?, disse emocionado. Ele destacou a agilidade do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). ?Eu acreditava que esse dia de hoje ia demorar mais. Vejo com muito orgulho e satisfação a criação deste parque?.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, o recurso já está assegurado. Serão repassados mais de R$ 1,3 milhão a dez proprietários para desapropriação da área. A avaliação prévia do local foi realizada pelo IAP. ?A criação deste parque vem atender a uma antiga reivindicação do município que agora está sendo realizada?, disse.

A equipe fez a vistoria em abril deste ano e realizou o cadastramento dos proprietários, do imóvel e das benfeitorias. Entre as benfeitorias, foram avaliadas a instalação de cercas, barracões, galpões, casas e sistemas de energia. A avaliação considerou o valor de mercado praticado na região.

A vistoria também registrou que as áreas não apresentam condições de serem utilizadas para cultivo agrícola, atividades de beneficiamento de madeira ou mesmo para servir de pasto para animais. ?A única vocação de utilização da área é a manutenção da Reserva Florestal Legal de outros imóveis da região que não possuem área para cumprir a legislação?, disse o secretário.

O Parque Ambiental de Pato Branco será administrado por meio de gestão compartilhada ? entre o Governo do Estado, Prefeitura de Pato Branco e a Universidade Tecnológica de Pato Branco com a Universidade Federal do Paraná.

Participaram do evento os secretários de Segurança, Luiz Fernando Delazari, a presidente da Cohapar, Rosângela Curra, o secretário de Obras, Luiz Dernizo Caron, o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, os deputados estaduais Nereu Moura, Caíto Quintana, Luiz Litro, Agustinho Zucchi, prefeitos e autoridades da região.

Voltar ao topo