O governador Roberto Requião autorizou a inclusão de um termo aditivo para a conclusão do Hospital Regional de Paranavaí, que está sendo construído em anexo à Santa Casa do município. O valor é de R$ 500 mil e a conclusão da obra, que estava parada há quase 10 anos, é uma das promessas feitas na campanha por Requião.

A construção é feita pelo Governo do Estado e um consórcio de 28 municípios do Noroeste. O hospital terá 76 leitos e 5.347,93 metros quadrados de área construída. O valor total para a conclusão da obra é de mais de R$ 2 milhões. Para o secretário da Saúde, Cláudio Xavier, a construção vai resolver um grande problema do Noroeste do Estado, que é a falta de leitos hospitalares.

A população dos 28 municípios a serem beneficiados com o hospital é de 250 mil habitantes. ?Estamos investindo pesado na região?, afirmou. Ele lembrou que a própria Santa Casa de Paranavaí já recebeu um programa piloto chamado ?Paraná Homem?, que tem atenção especial a saúde da parcela masculina da população.

?O objetivo é proporcionar um atendimento completo aos 300 mil habitantes dos 28 municípios da região?, analisa Xavier. A construção é resultado de uma parceria entre o Estado – através das Secretarias de Saúde, Obras e Desenvolvimento Urbano – e os 28 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar). O hospital será construído junto à Santa Casa e é a concretização de um dos principais compromissos do governador Roberto Requião para a região.

Características – O novo prédio, que está sendo construído ao lado da Santa Casa, está em um terreno de quatro mil metros quadrados e possui três níveis. Está sendo construído também um bloco composto por escadas, rampa a elevador, separado do corpo principal. A estrutura é em concreto armado, com cobertura em telha fibrocimento e laje impermeabilizada. As paredes serão de alvenaria e revestidas com massa corrida, pintura, azulejos e pastilha cerâmica e pintura em textura nas paredes externas.

Além de Paranavaí, responsável pela construção, o consórcio do Hospital Regional compreende os municípios de Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Diamante do Norte, Guairacá, Inajá, Itaúna do Sul, Jardim Olinda, Loanda, Marilena, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranapoema, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Tamboara e Terra Rica.