Globo pode ser punida por ter transmitido jogo do Paulistão

O advogado Carlos Miguel Aidar, que está defendendo a Federação Paulista de Futebol na questão dos direitos de transmissão do Paulistão/2003, acredita que a Rede Globo, que transmitiu Santo André x Santos contrariando decisão judicial, poderá sofrer até sanção criminal por não ter respeitado mandado de segurança da FPF. O julgamento do caso poderá ser no começo de fevereiro.

“As intimações foram protocoladas. A Globo poderá ser condenada a indenizar o SBT. E ainda enfrentaria as conseqüências de ter ignorado a decisão do desembargador Mohamed Amaro”, disse Carlos Miguel Aidar.

Mohamed Amaro concedeu o mandado de segurança impetrado pela FPF na sexta à noite. Mas a Globo manteve seu equipamento no estádio Bruno José Daniel, em Santo André, e transmitiu o jogo de sábado. “Os dois clubes envolvidos, Santo André e Santos, além dos próprios atletas, também poderão exigir indenização pela transmissão”, ressaltou o advogado.

Os clubes ainda aguardam uma decisão judicial sobre o assunto, assim como o Sindicato dos Atletas, que poderá exigir o pagamento do direito de arena. Já o SBT, segundo o departamento de comunicação, ainda não decidiu se entrará com ação contra a Rede Globo.

Carlos Miguel Aidar não tem dúvidas sobre os direitos do SBT. “A Globo não exerceu o direito de preferência no primeiro momento. Depois, decidiu exercê-lo, mas sem cumprir todas as exigências da FPF. A proposta da Globo e do SBT só são iguais quanto aos direitos (R$ 12 milhões). Por isso o SBT é quem está com a razão.”

O SBT já efetuou o pagamento de uma das quatro parcelas de R$ 3 milhões.

O advogado acha difícil que se repita o que ocorreu em Santo André. Em Marília, a Record, que recebeu o repasse da Globo, ainda tentou transmitir o jogo entre Marília e Corinthians, também no sábado, mas desistiu. Em Jundiaí, na manhã de domingo, o caminhão da Globo deixou o estádio Jaime Cintra logo cedo e os dirigentes da emissora não fizeram qualquer pressão para transmitir Paulista x São Paulo.

O julgamento do caso entre a FPF e a Globo deverá ser marcado para início de fevereiro, quando a Câmara de Direito Privado, com três desembargadores, se reunirá para analisar a questão. “Embora ainda possa haver recurso, eu diria que esse julgamento deverá encerrar o assunto”, acredita Carlos Miguel Aidar.

Nesta segunda-feira, a Central Globo de Comunicações não quis comentar os acontecimentos do fim de semana nem quais serão os próximos passos da direção da emissora em relação ao Campeonato Paulista.

Voltar ao topo