Globo pode ser processada por impedir Band de cobrir jogos do Campeonato Brasileiro

A TV Bandeirantes anunciou hoje (20) que vai processar a Rede Globo em razão de sua equipe ter sido impedida de entrar em dois estádios no fim de semana para gravar os jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol. No sábado (18), a repórter Mônica Ramos foi barrada no parque Antártica para cobrir Palmeiras X Vasco. No domingo (19), a cena se repetiu com Antonio Pétrin no estádio do Morumbi, no jogo São Paulo X Botafogo.

A Band alega que a Federação Paulista de Futebol detém um ofício em nome da Globo em que a emissora exige que nenhuma outra rede de TV entre nos estádios, o que é ilegal. Este documento foi apresentado na porta do estádio para a equipe da Band. Apesar de a Globo deter os direitos de transmissão exclusiva do campeonato, a lei permite que outras emissoras exibam até três minutos de imagens editadas em noticiários e durante a programação.

Para conseguir entrar nos dois estádios, a Band precisou de uma liminar emitida pelo plantão do Judiciário, em São Paulo. O documento, entretanto, só valeu para o final de semana. Para conseguir gravar todos os jogos do campeonato, a Band vai recorrer à Justiça, a fim de obter um documento que regulamente o acesso permanente aos estádios até o final do campeonato. Normalmente, os canais que não têm o direito de transmissão gravam todo o jogo e depois selecionam as melhores imagens na ilha da edição.

Até o momento a assessoria de comunicação da Rede Globo ainda não havia se pronunciado sobre o assunto.

Voltar ao topo