Gestão Richa traz inovações à política ambiental da cidade

O desenvolvimento do primeiro Plano de Arborização Urbana de Curitiba e a criação do grupo de emergências ambientais estão entre as principais novidades da Secretaria Municipal do Meio Ambiente no primeiro ano da gestão do prefeito Beto Richa.

Além da ferramenta inovadora para o planejamento ambiental e urbano da cidade e do preparo da equipe que vai garantir a criação do novo serviço municipal que terá um caráter preventivo, obras importantes estão sendo realizadas para a manutenção dos espaços de lazer e implantação de novos locais. Também estão em andamento as obras do Aterro da Caximba.

O Plano de Arborização está sendo elaborado com base no diagnóstico de 20 bairros. O estudo traça um amplo diagnóstico de cada região e vai ajudar a definir as medidas necessárias para adequar a arborização da cidade em cada bairro.

Outra inovação desta gestão é a formação do primeiro grupo que vai se especializar em emergências ambientais. O curso de pós-graduação, iniciado em novembro, é resultado da parceria entre a Prefeitura e a Pontifícia Universidade Católica. O curso só termina no segundo semestre de 2006 mas já a partir de abril a cidade contará com o primeiro serviço deste tipo no país – voltado para atuação em caso de desastres naturais como enchentes e deslizamentos, e de acidentes tecnológicos, como os que envolvem produtos químicos.

Voltar ao topo