A implantação do software especialmente criado pelo governo paranaense fez com que o tempo de espera da Farmácia Especial da 2.ª Regional de Saúde diminuísse de cerca de até oito horas, em 2002, para no máximo uma hora. O programa foi desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná com supervisão de equipe técnica da Secretaria da Saúde, no início deste semestre.

continua após a publicidade

Agora, este mesmo software deverá ser implantado nas outras 21 Regionais de Saúde, fazendo com que, além de diminuir o tempo de espera dos pacientes, a Central de Medicamentos do Paraná (Cemepar) disponha de acompanhamento em tempo real da dispensação dos medicamentos. ?Esta ação faz parte da nossa estratégia para melhorar cada vez mais o serviço público. Estávamos lutando nesta questão há muito tempo e agora alcançamos o nosso objetivo. O vencedor é, sem dúvida, o paciente?, afirmou o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.

A atualização da dispensação é feita em tempo real entre a Farmácia Especial e o Cemepar. ?Estamos organizando este projeto para implantá-lo em todas as Regionais de Saúde do Estado. Quando ele ficar concluído, teremos um controle de estoque absoluto desse tipo de medicamentos e poderemos melhorar nosso planejamento?, analisa o diretor do Cemepar, Luiz Ribas. Segundo ele, o projeto está em fase final de elaboração e logo deve ser colocado em prática.

O software levou oito meses para ser produzido. ?Foi desenvolvido em software livre, como é a política de informática do Governo do Estado?, afirmou o assessor de tecnologia da informação da Secretaria, Élcio Jorge Marcowcz. Ele explicou ainda que diversas discussões foram feitas com profissionais do Cemepar, Celepar e Regional de Saúde com o objetivo de adaptar o programa para que ele se enquadrasse totalmente dentro das expectativas. ?E ele ainda está aberto para novas funcionalidades?, avisa.

continua após a publicidade

Para o diretor de Informática da Secretaria de Saúde, Sérgio Sotto Maior Pereira, o novo sistema reduz o incômodo da espera e agiliza o atendimento para a população que necessita da Farmácia Especial. ?A implantação do sistema é um compromisso deste governo com o usuário no sentido de agilizar o atendimento, minorando os problemas de espera?, conta.

?A nossa maior dificuldade foi fazer um programa muito amplo, já que ele vai funcionar em locais com grande fluxo de atendimento e também em outros onde o fluxo é menor?, disse a analista de informática da Celepar, Elaine Kawa. Segundo ela, hoje, o foco do software são os medicamentos excepcionais, mas, na seqüência, ele pode ser implantado em outros programas de assistência farmacêutica.

continua após a publicidade

Exemplo

Em Curitiba, o software já funciona na Farmácia Especial da 2.ª Regional de Saúde desde o segundo semestre deste ano e foi aprovado pelos gestores e usuários. ?Ele gerencia todo o processo da farmácia, desde o cadastro dos pacientes até a dispensação, passando inclusive pela auditoria?, explica a diretora da 2.ª Regional de Saúde, Marinalva Gonçalves da Silva. Segundo ela, as pastas de papéis e o trabalho manual continuam como arquivo, mas agora praticamente não são mais utilizados.

A implantação do programa na Farmácia foi mais uma das ações adotadas pelo Governo do Estado para melhorar o atendimento à população. Adriana Borges, dona de casa de 25 anos, pega medicamentos há quatro anos para hemodiálise. ?Com as reformas ficou muito bom?, diz. Segundo ela, o atendimento também melhorou muito. ?O tempo de espera agora é de no máximo 30 minutos?, afirma.

A dona de casa Maria José, 40, há dois anos apanha medicamento para doença renal crônica na farmácia. ?Antigamente o atendimento demorava demais e agora ficou mais rápido. Em alguns dias cheguei de manhã e só saí depois do almoço?, conclui. O aposentado Tomás Ferreira, de 57 anos, também exalta o tempo de atendimento. ?A espera diminuiu muito, já cheguei a esperar oito horas. Com a informatização está bem mais rápido?, finaliza.