Gavião Real é avistado em área de manejo florestal de Araucária

Por mais de duas horas foi possível observar uma das espécies de ave mais raras no Brasil. O Gavião Real (Harpia harpyja)fez uma rápida aparição no município de General Carneiro, no Paraná.

O Gavião foi visto pela primeira vez quando apanhava um pequeno animal de aproximadamente 3 a 5 quilos, na área de campo na orla de um lago e de florestas de Araucária.

Quem presenciou a ave foi o engenheiro florestal Luciano Pizzato, proprietário da unidade florestal, acompanhado de dois técnicos florestais e um estudante de biologia, quando faziam uma vistoria de rotina em áreas de manejo florestal de Araucária (Araucária angustifólia). Após cinco vôos, com pousos na copa das Araucárias, o animal não foi mais visto.

O Instituto Ambiental do Paraná e o IBAMA foram comunicados da observação. A empresa onde o Gavião Real foi visto espera que grupos de pesquisadores que já trabalharam na área confirmem a observação e através de estudos mais complexos. Assim, pode-se aumentar a lista de aves já identificadas na área, que soma mais de duzentas espécies, sendo dezessete da lista de aves ameaçadas.

www.ecoterrabrasil.com.br

Voltar ao topo