Garotinho diz que fase do mercado vem de questão estrutural

A crise no mercado de capitais deve-se a uma questão estrutural do País e não à campanha eleitoral, segundo o candidato da Frente Brasil Esperança a presidente, Anthony Garotinho (PSB-PGT-PTC). Garotinho disse, em São Paulo, que atribuir a volatilidade das bolsas à eleição é tirar a responsabilidade do ?verdadeiro culpado? pela situação  o governo.

?O País está quebrado e achar uma solução não é fácil. Não adianta iludir a população.? Em discurso na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), ele disse que o presidente Fernando Henrique Cardoso deveria ter combatido de forma mais firme as declarações do secretário do Tesouro dos Estados Unidos  Paul O?Neill, sobre o possível desvio de recursos de ajuda internacional aos países da América do Sul para ?contas bancárias na Suíça?. ?O secretário dos Estados Unidos disse que o governo brasileiro é ladrão e nós não fizemos nada.? Garotinho disse que o plano de governo da Frente Brasil Esperança tem quatro pontos fundamentais: estimular o crescimento econômico com baixa inflação; acabar com a escalada da dívida pública; gerar expressivo superávit na balança comercial e reduzir o déficit fiscal, e elevar o nível da poupança interna para mostrar que o País tem condições de honrar os compromissos.

O candidato da Frente Brasil Esperança a presidente afirmou que o fato de o risco País superar o da Nigéria, na manhã de hoje, confirma que o Brasil está ?falido?. ?Estamos vivendo um conto de fadas e, quando acordarmos, nem carruagem teremos mais.?  Garotinho comentou ainda a intervenção do governo nas tarifas públicas. Ele disse que a condução dos preços públicos deve obedecer ao mercado, mas que os salários devem subir na mesma proporção. ?Não pode haver um política ambígua, como acontece hoje.? Garotinho defendeu a criação de um índice ?razoável? como referência para a reposição salarial.

Voltar ao topo