O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, partiu na manhã de hoje para La Paz com a complicada missão de deixar claro às autoridades bolivianas – sejam elas quais forem – que não devem ceder ao intenso clamor das ruas em favor da nacionalização das empresas do setor energético. De extrema delicadeza, a tarefa deverá ser cumprida em paralelo à sua agenda oficial, que será a de observar o encaminhamento da crise política no país vizinho e de possivelmente prestar ajuda na intermediação do diálogo interno, ao lado de representantes da Argentina e da Organização das Nações Unidas (ONU). Diante do agravamento da situação no país vizinho, o governo brasileiro já considera a necessidade de adotar um plano para a retirada dos cerca de 10 mil brasileiros residentes na Bolívia.

continua após a publicidade

A ausência de ameaças anteriores aos diferentes atores políticos bolivianos não dispensará o governo Luiz Inácio Lula da Silva da obrigação de "lembrar" às autoridades e à oposição do país vizinho sobre a responsabilidade do Estado em preservar a integridade dos contratos de investimentos estrangeiros. A rigor, este último apelo que Garcia leva a La Paz reflete a preocupação com a inevitável cobrança doméstica ao Palácio do Planalto, caso as instalações da Petrobrás e demais investimentos brasileiros na Bolívia sejam expropriados.

Hoje, com extrema cautela, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, deixou evidente que o Brasil espera que a Bolívia leve em conta "fatores econômicos reais" ao tomar sua decisão sobre a possível nacionalização dos investimentos estrangeiros no país – leia-se, do volume de US$ 1,5 bilhão injetado pela Petrobrás. Amorim acentuou várias vezes à imprensa que competirá somente aos bolivianos decidir sobre o uso dos recursos naturais de seu país. Mas alertou que o Brasil tem outras fontes de fornecimento de gás natural, que os dois países vizinhos estão "destinados a viver juntos" e que há interesse mútuo na compra e venda do produto.

"Eu não vou especular (sobre a hipótese da nacionalização das companhias estrangeiras na Bolívia). Brasil e Bolívia são países que viverão juntos. Sempre terão uma relação intensa, que esperamos que sejam igualitárias e beneficiem aos dois lados", afirmou Amorim, ao ser abordado por jornalistas, no Itamaraty. "Mas temos de respeitar as decisões, que esperamos que levem em conta fatores econômicos reais", completou.

continua após a publicidade

A preocupação com a possível opção da Bolívia pela nacionalização tornou-se foco de preocupação em Brasília desde meados do ano passado, quando intensificaram-se os discursos favoráveis a essa opção – atualmente palavra de ordem dos manifestantes bolivianos e epicentro da discórdia política do país. Esta é a quarta vez, nos últimos seis meses, que Marco Aurélio Garcia para a Bolívia, desta vez, em atendimento ao apelo do presidente demissionário, Carlos Mesa.

Amorim enfatizou que Mesa continua a ser considerado o "presidente constitucional" do país vizinho, do ponto de vista brasileiro, e relatou que conversara com ele por telefone, ontem sobre a atual missão de Garcia. Aos jornalistas, reiterou que a solução pacífica e democrática para a transição de governo na Bolívia é a principal preocupação neste momento do Brasil – mais urgente que a própria ameaça de nacionalização dos investimentos da Petrobrás – e que se a missão na qual Garcia participa puder colaborar para uma solução pacífica e constitucional, tanto melhor.

continua após a publicidade

Nas suas visitas anteriores, em outubro de 2004 e em maio de 2005, Garcia enfrentou a dupla e difícil tarefa de reiterar a disposição do governo brasileiro de ajudar o país vizinho a contornar sua grave crise institucional e de deixar claro aos vários atores políticos a preocupação de Brasília com os riscos aos investimentos brasileiros.

Garcia apresentara os argumentos contrários à aprovação da lei que definiria novas regras para a exploração e a venda de gás natural. Mas deixara claro que, caso fosse aprovada, o governo brasileiro esperava que houve possibilidade de migração gradual dos atuais investimentos para as novas normas e que as empresas estrangeiras não devessem a capacidade de gestão, prevista nos contratos originais.

Fontes bolivianas afirmaram que, em maio, Garcia teria dito a Mesa e ao líder oposicionista Evo Morales que o Brasil não toleraria a nacionalização das instalações da Petrobrás. Diplomatas brasileiros negaram a advertência. "Ele não disse isso, e nós não usamos a linguagem da ameaça", afirmou um deles à AE. Todas essas preocupações de Brasília foram ignoradas, e a lei foi adotada sem emendas. Garcia retornou a La Paz para dizer que, assim como o Brasil acatava a decisão soberana da Bolívia, o país vizinho teria de arcar com as conseqüências. De fato, a Petrobrás já anunciou a suspensão do plano de investimentos na Bolívia, entre os quais estava a antiga reivindicação de La Paz de construção de um pólo gás-químico binacional na fronteira.