Furlan prevê juro real de um dígito em 2004

Se as projeções do governo para a inflação em 2004 se consolidarem, a taxa de juro real (que desconta a inflação) poderá encerrar o ano abaixo de dois dígitos na opinião do ministro do Desenvolvimento, Comércio e Indústria, Luiz Fernando Furlan. “Vejo 2004 de forma positiva. Se começarmos 2004 com inflação de 6% – como espera o governo – faltará pouco para atingir essa meta [de juro real de um dígito]”, disse Furlan. “Teremos juros menores que 9%”. Atualmente, a taxa básica de juros é de 17,5%. O juro real é de aproximadamente 11%.

Furlan disse ainda que o governo espera uma recuperação do crescimento da economia no último trimestre deste ano. Ele tentou justificar a política restritiva adotada pelo governo ao afirmar que a prioridade era controlar a inflação. “Primeiro tivemos de manter a estabilidade macroeconômica com inflação baixa”, disse.

Na última quarta-feira, o IBGE (Instituto Brasileiro de Economia e Estatísticas) divulgou que o PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas do país) cresceu apenas 0,4% no quarto trimestre em relação ao segundo trimestre. Esse número foi menor que o projetado pelo governo e por analistas, que esperavam alta entre 1% e 1,5%. Em relação ao terceiro trimestre de 2002 houve uma retração de 1,5% e, no ano, a queda acumulada é de 0,3% (Correio Web/FolhaNews)

Voltar ao topo