Fundo de Aval beneficia mais de 6 mil famílias no Paraná

A Secretaria da Agricultura divulgou nesta sexta-feira (28), em Curitiba, o relatório sobre o Programa Fundo de Aval Garantidor da Agricultura Familiar, referente aos contratos feitos durante a safra 2005/2006. De acordo com o levantamento, até o final da safra, que se encerrou em junho, foram registrados 5,4 mil contratos.

O secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, informou que a iniciativa beneficiou diretamente mais de seis mil famílias. ?Devemos considerar que há financiamentos que atendem grupos e associações, através de um único projeto. Isto significa que os benefícios do Fundo de Aval, na verdade, chegam a um número maior de pessoas?, disse.

Pelo Fundo de Aval, o Estado entra como avalista e assume conjuntamente a responsabilidade pelo empréstimo junto à instituição bancária ou a cooperativas de crédito rural e beneficia os produtores rurais que não têm a titularidade da terra ou possuam outro bem durável para apresentar como garantia do empréstimo.

De acordo com a Superintendência do Banco do Brasil no Paraná, por meio do Fundo, foram aplicados R$ 31 milhões em 250 municípios do Estado durante a última safra. Os financiamentos foram efetuados por meio de 150 agências do banco, com 300 sindicatos de Trabalhadores Rurais que emitem a Declaração de Aptidão do Fundo (DAF). Nesse processo, são envolvidos técnicos de mais de 300 escritórios da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), responsáveis pela elaboração dos projetos.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.