Para proporcionar mais agilidade e economia ao Estado, o Instituto de Desenvolvimento Educacional do Estado (Fundepar) implantou uma nova central de telefone digital e está atendendo pelo número geral: (41) 3250-8100. A mudança integra a Fundepar a outras 57 centrais digitais telefônicas do governo, que operam num sistema único, reduzindo os custos e possibilitando maior controle sobre as contas, diz o Chefe do Departamento de Administração da Fundepar, Ari Decker.

Antes de fechar o primeiro mês de operação do novo sistema é difícil precisar a economia, mas estima-se que ela será em torno de 30 %. O serviço básico já foi instalado e está sendo aprimorado para atender as necessidades específicas.

O sistema Discagem Direta Ramal ( DDR) aumentou a capacidade da central telefônica da Fundepar de cerca de 220 para 300 ramais. Ele oferece um leque de opções que agilizam a comunicação, trazendo as últimas tecnologias para o serviço público. Permite a incorporação de cidades estratégicas, que passam a operar num sistema único.

?Uma grande vantagem é a agilidade na comunicação entre os 32 Núcleos Regionais de Educação, que são a extensão da Secretaria de Educação em todo Paraná?, avalia Ari. ?Um exemplo é a integração entre a sede da Fundepar e os funcionários que trabalham nos NREs?.

Também o atendimento ao público e a comunicação interna se ampliam, pois é possível atender duas chamadas simultâneas, programar o desvio automático de outras chamadas que chegarem enquanto o ramal estiver ocupado, realizar chamadas para um número externo e passar para outro telefone também fora do local e, ainda, realizar conferências envolvendo até quatro pessoas ao telefone.