Fundepar lança projeto em escolas de cidades carentes

O Fundepar (Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná) implanta o projeto-piloto Escola Cidadã em 43 escolas de quinze municípios, ainda neste mês. O objetivo é fortalecer a economia dos municípios carentes que apresentaram os menores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no Paraná e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.

Depois de uma extensa pesquisa sobre o desempenho do programa Fundo Rotativo que distribui verbas às escolas estaduais o Fundepar avaliou que seria necessário o repasse com valores diferenciados aos municípios com maior carência econômica. “O objetivo do projeto é incrementar recursos conforme a necessidade de cada região”, diz Manoel José Vicente, chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação do Fundepar.

Além da cota normal que é repassada mensalmente pelo Fundo Rotativo, será repassado verbas para compra de merenda e material escolar, como lápis, borracha, cadernos. Esses materiais serão entregue aos alunos como forma de inclusão social, permitindo que eles tenham instrumentos adequados para acompanhar as aulas. Dependendo da avaliação do município ele poderá receber verbas adicionais para merenda ou material escolar, ou para os dois itens.

A Escola Cidadã é um projeto-piloto que vai, primeiramente, ser implantado em 43 escolas. A avaliação será feita durante seis meses e, no início de 2004, de forma gradativa, mais estabelecimentos de ensino do Estado serão incluídos no programa.

Em Curitiba, das 163 escolas estaduais, dez serão atendidas pelo programa, em Guarapuava, das 25, quatro participarão. São Jerônimo da Serra (Norte Pioneiro) terá três de suas sete escolas incluídas no projeto e Oritigueira e Rosário do Ivaí, terão duas escolas em cada cidade. As escolas estaduais das cidades de Imbaú, Foz do Jordão, Corumbataí do Sul, Laranjal, Doutor Ulysses, Grandes Rios, Ibema Itapejara do Oeste, Mallet e Santa Mônica também participam desse projeto-piloto.

Segundo o chefe do departamento de acompanhamento e avaliação da Fundepar, todas as escolas beneficiadas já receberam a orientação necessária sobre o programa.

De acordo com a Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição, 71% das famílias, com renda menor a 2,5 salários mínimos afirmam que a merenda escolar é um dos fatores mais importantes para a ida do filho à escola.

Por isso, os alimentos in natura, que são ricos em nutrientes, serão incluídos na merenda escolar das instituições que constam no programa, com o intuito de complementar a alimentação dos alunos. Também será incentivada a implantação de hortas escolares, objetivando também a agroecologia no Estado do Paraná.

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