Fundepar garante merenda de qualidade

A Fundepar começa no final deste mês e início de setembro, a distribuição do terceiro lote da merenda escolar. São atendidos pelo programa da merenda escolar 1.588 estabelecimentos da rede pública de ensino distribuídos em 314 municípios. Na última aquisição feita pela Fundepar, em julho, foram compradas 3.600 toneladas de alimentos, divididos em 38 itens que suprirão a demanda até o final do ano. A previsão de gastos para este segundo semestre é de mais de R$ 8 milhões.

A coordenadora do Departamento de Apoio Escolar, Márcia Stolarski, responsável pela qualidade e distribuição dos alimentos, explica que desde o início do ano até agora, a Fundepar já gastou mais de R$ 15 milhões na compra de merenda escolar, beneficiando 800 mil alunos em quase todo o Estado.

Preocupada com a qualidade dos produtos oferecidos às crianças ela afirma que não basta apenas comprar os alimentos. É preciso garantir, além da qualidade, a sua base nutricional e, por isso, todo alimento adquirido pela Fundepar, antes de ser distribuído às escolas, passa um rigoroso controle de qualidade feito pelo Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos (CEPPA), da Universidade Federal do Paraná”.

O controle realizado pelo departamento da UFPr verifica a composição química, a presença de nutrientes nas quantidades solicitadas (como ferro nos cereais), características sensoriais (sabor, cor, odor, aparência e textura), e também a possível existência de contaminação por microorganismos, toxinas ou agentes estranhos. “O lote só é liberado para o consumo depois de obter a aprovação das amostras”, garante Márcia.

Voltar ao topo