Fundeb reduzirá perda de Estados à metade, diz Haddad

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (11) que a implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) vai reduzir pela metade as perdas dos Estados por causa dos repasses de recursos. "A situação muda dramaticamente com o Fundeb, porque essas perdas, que hoje somam R$ 6,5 bilhões, vão ser reduzidas a menos da metade", disse, em reunião entre os governadores do Nordeste em Natal (RN).

Segundo Haddad, a melhoria dos orçamentos dos Estados e municípios da região também vai contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública. "O que vim trazer para conhecimento dos governadores é provavelmente o aumento de receitas que eles terão para investimentos nos próximos quatro anos.

Para Haddad, a situação "é muito mais confortável do que foi no passado", mas a reivindicação que o Ministério da Educação faz aos governadores é de que eles "se debruçassem nos planos estaduais de educação para que as metas de atendimento e qualidade do ensino sejam revistas".

Voltar ao topo