Fundeb permitirá que país supere subdesenvolvimento educacional, diz ministro

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou hoje, que a aprovação da emenda constitucional que cria o Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) pelo Congresso Nacional, com investimentos anuais de R$ 50 bilhões da União, vai permitir que o país supere o subdesenvolvimento em todos os níveis de educação, em 10 anos. Haddad fez a afirmação durante reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Ele disse que a iniciativa beneficiará o Brasil como um todo, principalmente a região Nordeste.De acordo com o presidente do Consed, Gabriel Chalita, o item mais importante da reunião, de interesse de todos os estados, é o Fundeb, que ampliará os percentuais de repasses federais, para investimentos em educação de 1% para 10%.

"Estamos discutindo quais os percentuais a serem disponibilizados para ensino médio, educação profissional, área de jovens e adultos, área rural, creches", afirmou Chalita. Ele disse que, atualmente, quem financia a educação são os estados e municípios com uma pequena contrapartida do governo federal.

Entre os temas discutidos na reunião, estão a educação no campo e o pacto pela criança e adolescente do semi-árido, que vai garantir que todas as crianças de sete a 14 anos estejam matriculadas no ensino fundamental. Segundo o secretário de Educação de Pernambuco, Mozart Neves Ramos, o objetivo da iniciativa é beneficiar 10 milhões de estudantes, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.