Fundação oferece tratamento gratuito para mulheres inférteis

Mulheres inférteis, que não precisam de um tratamento muito sofisticado para engravidar, podem realizar o sonho de ter filhos através de um serviço barato, de qualidade e com bons especialistas. A Fundação Universitária de Endocrinologia e Fertilidade (FUEFE) está oferecendo o chamado “tratamento de baixa complexidade”.

Este tratamento é destinado às mulheres que apresentam certas características biológicas que impedem a ovulação, mas que podem ser tratadas apenas com baixas doses de hormônio. Nesses casos, não são necessárias técnicas mais complexas, como a fertilização assistida (também conhecida como bebê de proveta).

O tratamento de baixa complexidade é indicado para mulheres que possuem pequenos problemas no aparelho reprodutor como, por exemplo, o fato de não ovular regularmente. Nestes casos, a ovulação pode ser induzida com pequenas doses de hormônio. Durante dez dias, as pacientes são medicadas com hormônio e realizam vários exames de ultra-som para acompanhar no ovário o crescimento dos folículos (local onde se desenvolve o óvulo).

Quando os folículos alcançam o desenvolvimento ideal, o sêmen do marido é preparado e introduzido no útero da parceira. Todo o procedimento é realizado no ambulatório, sem necessidade de anestesia ou internação. É uma terapêutica simples, de pouca manipulação e baixo custo. O tratamento, porém, é mais indicado para mulheres com menos de 35 anos.

A FUEFE é uma entidade de utilidade pública, que se originou do setor de Endocrinologia e Fertilidade da cátedra de Clínica Ginecológica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sempre teve atuação pioneira na área de Reprodução Humana no Brasil e foi a primeira instituição da região Sul a ter um banco de sêmen.

As mulheres interessadas em participar do Programa da FUEFE deverão se cadastrar pelo telefone (51) 3331-5723 / 3331-5776 ou pelo e-mail: fuefe1@terra.com.br

Voltar ao topo