Fundação Getúlio Vargas divulga índice geral de preços de janeiro

O Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), divulga os dados de janeiro do Índice Geral de Preços ? Disponibilidade Interna (IGP-DI), às 11 horas, no Rio de Janeiro. O coordenador de Análises Econômicas do Ibre, Salomão Quadros, concede entrevista coletiva para comentar os resultados.

Em dezembro, o IGP-DI teve uma desaceleração em relação ao mês anterior devido aos preços do atacado, que tiveram queda de 1% em relação ao mês anterior. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, a queda na época teria sido maior se os preços dos produtos in natura, que vinham apresentando um comportamento estável na variação dos preços, não tivessem ficado 2,68% mais caros em dezembro.

Em contrapartida, os preços dos combustíveis caíram de 7,53% para 2,05% em dezembro, em função da desaceleração do preço do álcool hidratado, que apresentou variação de 1,28% em dezembro contra 15,51% em novembro. O recuo no preço dos combustíveis provocou impacto de redução sobre o IPA quase duas vezes maior do que a aceleração registrada nos preços dos produtos in natura.

Voltar ao topo