Fundação da Venezuela será parceira do Tecpar

O presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Estado de Mérida (Fundacite) na Venezuela, Jose Aguillar, esteve nesta quarta-feira (19) no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Aguillar, que integra a comitiva do presidente Hugo Chávez ao Paraná, veio conhecer as áreas do instituto em que o governo da Venezuela tem interesse e participar da segunda rodada de negócios entre empresários dos dois países.

A primeira missão organizada pelo governo do Paraná aconteceu em novembro de 2005, na Venezuela, quando foram assinados vários acordos de cooperação com o país sul-americano. O Tecpar integrou o grupo e assinou quatro acordos nas áreas de Extensão Tecnológica, Arranjos Produtivos Locais, Tecnologias Sociais e Incubadora.

?A partir de agora vamos elaborar os planos de ação para concretizar a parceria?, disse Aguillar. O presidente da Fundacite espera definir pelo menos três ações para iniciar a cooperação. O objetivo é fortalecer principalmente os pequenos empresários com a aproximação das redes de inovação existentes nos dois países, com ênfase nos Arranjos Produtivos Locais (APLs), transferência de tecnologia e incubadoras tecnológicas.

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Mariano de Matos Macedo, outra área de interesse da Venezuela é em relação à produção de biodiesel. Macedo informou ainda que os venezuelanos buscam a implantação de projetos como o Prumo, que visa aumentar a produtividade das empresas com o aprimoramento dos processos e melhoria da qualidade dos produtos por meio de laboratórios móveis de atendimento tecnológico.

Voltar ao topo