Funcionário de carreira do BB passa a decidir impasses na Previ

Luiz Tarquínio Sardinha Ferro vai reassumir a presidência da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil. Ele toma posse do cargo na segunda-feira, mas o verdadeiro homem forte da fundação passará a ser o executivo Rubens Rodrigues Filho, funcionário de carreira que trabalha na sede do banco, em Brasília. Ele foi indicado presidente do Conselho Deliberativo do fundo e terá o direito de voto de minerva em caso de impasse nas decisões de diretoria.

Ao anunciar sua disposição de entregar o cargo, em abril  Tarquínio havia alegado dificuldades de governança na Previ. Com três membros indicados pela diretoria do BB e outros três eleitos pelos funcionários, a diretoria ficava engessada em constantes empates nas questões mais polêmicas. O fundo foi, por exemplo, o único que não passou a descontar Imposto de Renda de aplicações, como prevê a nova legislação. O assunto está até hoje na esfera judicial. Também não concluiu o processo de adequação determinado pela Secretaria de Previdência Complementar (SPC), instituindo o chamado ?voto de qualidade?.

Hoje (25), os integrantes do Conselho Deliberativo três representantes do banco e três indicados pela diretoria do BB – empossados ontem reuniram-se para indicar os membros da diretoria, que, pelo novo estatuto, não será mais eleita. Além de Luiz Tarquínio, foram nomeados diretores Nélio Henriques Lima e Ricardo Paranhos, representantes do Banco do Brasil, e Erik Persson, Fernando Amaral e Sérgio Rosa indicados pelos representantes dos funcionários. A diretoria que caberá a cada um será definida dentro de uma semana.

Voltar ao topo